Harry Jerome

Harry (Wiston) Jerome nasceu no dia 30 de setembro de 1940 na cidade de Prince Albert na província de Saskatchewan, no Canadá. Foi um atleta diferenciado em diversos esportes incluindo beisebol e futebol americano, mas sua velocidade excepcional foi sua maior marca e seu dom.

Ele brilhou em campos de futebol americano e de basebol assim como alcançou diversas conquistas a nível internacional como corredor de corridas de velocidades.
Nas pistas de atletismo, representando o Canadá, suas maiores conquistas foram:

  • bronze nos 100 m rasos na Olimpíada de Tóquio em 1964
  • ouro nos 100 m rasos nos Jogos Pan-americanos de Winnipeg
  • ouro nas 100 jardas dos jogos da Commonwealth

Se tornou um ídolo não apenas superando seus adversários, mas também superando diversos preconceitos raciais.
Após sua aposentadoria, graduou-se Mestre em Educação Física pela Universidade do Oreon em 1969. Posteriormente, foi convidado a trabalhar em diversos cargos governamentais relacionados ao esporte.

Estátua do Harry Jerome no Stanley Park, Vancouver, BC, Canadá.

Harry Jerome faleceu subitamente de um aneurisma cerebral em 7 de dezembro de 1982 com a idade de 42 anos. Sua imagem vitoriosa, porém, foi imortalizada com uma estátua de quase 3 metros no Stanley Park, parque público em Vancouver, Canadá.

Em uma viagem a Vancouver, um dos fundadores do Dia de Correr ficou muito interessado na história desse incrível atleta. Nos identificamos com o espírito vencedor dele e por isso, a partir de sua estátua desenhamos sua silhueta e a adotamos como logo.
Mais do que mostrar um mero símbolo, queremos transmitir o espírito vencedor de Harry para nossos visitantes.
Porque todo dia é Dia de Correr.