Dia do Maratonista: conheça o atleta que inspirou a criação desse dia

Publicado em .

Se "Parabéns" fosse proporcional ao esforço, os Maratonistas mereceriam "Parabéns" 42 vezes (sendo o último mais caprichado, para compensar os 195 metros do último quilômetro). No dia 07 de agosto é comemorado o Dia do Maratonista, e o Dia de Correr vai lhe contar o motivo da comemoração neste dia. Mas, antes, vamos relembrar como começou a história dessa prova apaixonante e desafiadora.


A Cidade de Maratona

Poucos sabem, mas Maratona é uma cidade grega que fica localizada a leste de Atenas, mais precisamente a 40K de distância. Fica em uma planície fértil, onde cresce uma erva doce cujo nome grego é "marathos". "Marathon", em grego, significa literalmente "lugar cheio de marathos". Hoje, a cidade de maratona possui cerca de 7 mil habitantes, e a municipalidade, que engloba diversas vilas ao redor, cerca de 33 mil.


A Guerra que mudou tudo

O ano era 490 a.C, e Gregos e Persas estavam em Guerra. Estes, após seguidas vitórias, aproximavam-se de Atenas. Era necessário para-los. A batalha decisiva se daria justamente na planície de Maratona, e o resto da história, possivelmente você já ouviu falar: o soldado Feidípedes foi encarregado de levar o anúncio da vitória para o Rei de Atenas... corrrendo. Extenuado da batalha, reza a lenda que Feidípedes teria chegado no limite de suas forças a tempo de dizer ao Rei "Vencemos", antes de cair morto. Desde então, a Maratona é símbolo de determinação, desafio e esforço.

Pheidipedes
Pheidipedes anuncia a vitória, e cai morto. Surge a Maratona. Imagem: Heritage Images. Fonte: GettyImages.


Por que você deve culpar a Rainha da Inglaterra

A distância original da Maratona era 40K. Afinal, essa é a distância entre Maratona e Atenas. Não haveria motivo para os tais 42,195K. Acontece que em 1908 aconteceram os Jogos Olímpicos em Londres, e a Rainha da Inglaterra estava hospedada no Castelo de Windsor, que fica nos arredores da cidade britânica. A largada se deu no estádio White City, em Londres, mas a Família Real exigiu que a chegada fosse em frente ao castelo. Resultado? A Maratona ganhou mais 2,195K para que a Rainha pudesse ver. Da próxima vez que você correr uma Maratona, chegar extenuado ao KM 40 e pensar que não aguenta mais o que está por vir... lembre-se da Rainha da Inglaterra.


7 de Agosto: o Dia do Maratonista

Dia 07 de Agosto é comemorado o Dia do Maratonista como homenagem a um dos maiores (senão "o maior") maratonistas da história. Nesta data, mais precisamente no ano de 1932, nascia o etíope Abebe Bikila. Pastor de ovelhas no interior da Etiópia, tornou-se capitão da Guarda Real do Imperador Etíope Hailé Selassie, e marcou história nos Jogos Olímpicos. Em 1960, Abebe Bikila foi incluído de última hora nos Jogos Olímpicos de Roma, porque o atleta oficial da equipe quebrou o tornozelo. Ao testar os modelos da Adidas, patrocinadora do evento, não se sentiu confortável com nenhum. E decidiu disputar a prova do mesmo jeito que havia treinado: descalço. A prova foi disputada à noite pela primeira vez, e Bikila venceu de ponta a ponta, com 2h15'16". Recorde Mundial absoluto. A imagem de Bikila, passando sob o Obelisco de Axum em Roma, o qual havia sido retirado da Etiópia por tropas italianas, é uma daquelas imagens inesquecíveis do esporte.


1964: Bikila é Bi

"Foram necessários um milhão de soldados italianos para invadir a Etiópia, mas apenas um soldado Etíope para conquistar Roma". E Bikila se tornou herói nacional. Em 1964, voltaria a Tóquio para defender seu título Olímpico. 40 dias antes, teve uma apendicite. Nada que o impedisse de competir, ganhar seu segundo ouro e mais uma vez pulverizar o recorde mundial (dessa vez com 2h12'12". Na chegada, declarou que poderia ainda correr por mais 10K, e começou a fazer exercícios no gramado. Em 1968, Bikila voltaria aos Jogos pela 3ª vez, para ver o ouro de seu compatriota Mamo Wolde. Com uma contusão no joelho, teve de abandonar a prova. Em 1969, Bikila sofreu um acidente de carro que o deixou paralítico. Morreria 4 anos depois, em 1973, em decorrência das complicações do acidente.

--

O Dia de Correr deseja que o Dia 07 de agosto seja especial a todos os Maratonistas e aquelas que treinam para um dia ser. Que seu treino de hoje seja uma homenagem ao grande Abebe Bikila.

Parabéns, e continue correndo conosco!

Fontes

  • www.wikipedia.org

O blog do Dia de Correr visa apenas compartilhar informações interessantes. Não recomendamos qualquer mudança em sua dieta e treinamento sem antes consultar um médico, nutricionista e profissional de educação física. Cada indivíduo possui diferenças e necessidades específicas que podem ser avaliadas adequadamente apenas por profissionais de sáude.